sábado, 23 de abril de 2011

RESUMO: Primeira Guerra Mundial - PARTE II

  • BLOCOS DE PAÍSES
  1. Alemanha, Império Austro-Húngaro, Turquia e Bulgária, além da Itália, que mudou de lado em 1915.
  2. França, Inglaterra, Rússia, Bélgica (inicialmente neutra), Sérvia, Itália (a partir de 1915), Grécia, Japão e Estados Unidos.
PRIMEIRA FASE (1914 – 1915)
Marcada por intensa movimentação militar
SEGUNDA FASE (1915 – 1917)
Guerra de trincheiras. Os soldados mantiveram suas posições, evitando combates diretos. Período estático.
TERCEIRA FASE (1917 – 1918)
A Alemanha afunda navios de países neutros, alegando que eles levavam medicamentos para a Tríplice Entente. Saída da Rússia, devido a revolução interna 220px-Australian_infantry_small_box_respirators_Ypres_1917e uma guerra civil, em 1917 e entrada dos Estados Unidos na guerra por motivos financeiros.
DESTRUIÇÃO
Ao final da guerra, em razão do uso de novas armas, com maior poder de destruição, como metralhadoras e projéteis explosivos, foram contabilizadas inúmeras mortes. Alguns historiadores estimam um total de 10 milhões de mortos e cerca de 30 milhões de feridos. Além  disso, pela primeira vez o avião e o submarino foram usados como recursos de guerra. A economia dos países diretamente envolvidos na guerra foi direcionada a artigos relacionados à guerra (armas, veículos de transporte etc.). Com muitos homens na guerra, houve o ingresso da mulher no mercado de trabalho. Com plantações, estradas e portos destruídos, grande parte da população passava fome e toda a estrutura desses países entrou em colapso.
FIM DO CONFLITO
O apoio financeiro e material dado pelos EUA foi fundamental para a vitória da Entente. Em 11 de novembro de 1918, o governo alemão assinou o armistício (acordo de paz), com condições que lhe davam o ônus da guerra. Por exemplo:
  • Aceitou retirar suas tropas dos territórios ocupados
  • Aceitou devolver aos adversários materiais de guerra apreendidos
  • Pagar indenizações pelos territórios ocupados
TRATADO DE VERSALHES
494410_war01
Após o fim da guerra, durante uma série de conferências no palácio de Versalhes, na França, elaborou-se o Tratado de Versalhes. Esse tratado determinou que a Alemanha era a principal culpada pela guerra e ,por isso, deveria ser punida. O tratado estipulava, por exemplo, que a Alemanha deveria:
  • Restituir a região da Alsácia-Lorena à França
  • Entregar seus navios mercantes
  • Pagar enormes indenizações em dinheiro aos países vencedores
  • Reduzir seu poderio militar
Na Alemanha, o governo foi abdicado e foi instaurada a República de Weimar.  Anos mais tarde, o sentimento de revolta criado pelo Tratado de Versalhes no povo alemão seria motivo para mais uma guerra. Seria a Segunda Guerra Mundial.
MAPA EUROPEU
Na Europa, foram criados novos territórios. Império Alemão, Austro-Húngaro e Turco-Otomano se desmembraram. Foram criados novos países como Hungria, Polônia, Áustria, Letônia, Lituânia e diversos outros. Foi criada também a Liga das Nações, com a proposta de manter a paz mundial. Contudo, muitas das potências da época não aderiram a  essa instituição e, portanto, ela não tinha nenhuma influência. 
ESTADOS UNIDOS: A NOVA POTÊNCIA
Antes da guerra, os EUA vinham crescendo economicamente, mas foi durante a guerra que os Norte-Americanos apontaram como a nação mais influente do planeta. Com uma excelente ‘jogada’ eles se aproveitaram de um clima tenso que modificou a ordem mundial para fornecer todo o material necessário para a vitória da Entente e depois da guerra, a reconstrução da Europa. Todo esse clima de euforia foi interrompido, alguns anos depois, pela Crise de 1929.

image006